Bloqueando extensões nos diretórios do Samba

Quem administra redes heterogêneas com servidores de arquivo Linux e estações Windows, já deve ter percebido a presença de arquivos “suspeitos” no compartilhamento do servidor.

Arquivos do tipo, .bat, .inf, .exe, que apesar de não oferecerem ricos ao servidor Linux, podem prejudicar as estações Windows.

Um modo de impedir que esses arquivos sejam gravados no servidor, é setando o parâmetro “£veto files” na configuração do Samba.

Para isso, adicione as linhas a seguir no arquivo /etc/samba/smb.conf

#Define quais extensões serão vetadas (não serão gravadas)
veto files = /*.exe/*.bat/*.cmd/*.nds/*.pif/*.com/*.scr/*.exe/*.dll/*.msp/*.msi/*.msu/*.ini/*.inf/*.jad/*.jar/*.reg/*.vbs/*.dat/*.cab/

Além disso, o “veto files” também pode ser útil caso queira proibir determinadas extensões em diretórios específicos ou em todos diretórios do servidor. Como no caso de empresas aonde é proibido por exemplo, colocar MP3 e vídeos no compartilhamento.

Fonte e direitos autorais: http://www.sysadmin.eti.br

Lucas Catani

Um comentário em “Bloqueando extensões nos diretórios do Samba

  1. Aqui em nossa empresa temos um cenário diferente: Queremos bloquear mp3 em uma pasta específica e nas outras permitir. Mas essas pastas estão debaixo de um mesmo compartilhamento. Como resolver isso!

    Excelente dica, abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo