Arquivo

Arquivo de janeiro, 2013

JFolder::create: Caminho não incluído nos caminhos open_basedir

25, janeiro, 2013 Lucas Catani 2 comentários

Quando colocamos um site Joomla no ar, ainda mais se for uma hospedagem Windows, nos deparamos com problemas ao tentar criar pastas, enviar arquivos e tudo mais.

Uma mensagem de erro comum é JFolder::create: Path not in open_basedir paths ou JFolder::create: Caminho não incluído nos caminhos open_basedir

Eis a solução. Não sei se afeta em algo na segurança, mas vamos lá.

Abrir o arquivo “/libraries/joomla/filesystem/folder.php” para se fazer a seguinte alteração.

Localizar a seguinte linha

$obd = ini_get('open_basedir');

E comentar a linha

//$obd = ini_get('open_basedir');

Salve e está tudo certo.

Bloqueando extensões nos diretórios do Samba

4, janeiro, 2013 Lucas Catani 1 comentário

Quem administra redes heterogêneas com servidores de arquivo Linux e estações Windows, já deve ter percebido a presença de arquivos “suspeitos” no compartilhamento do servidor.

Arquivos do tipo, .bat, .inf, .exe, que apesar de não oferecerem ricos ao servidor Linux, podem prejudicar as estações Windows.

Um modo de impedir que esses arquivos sejam gravados no servidor, é setando o parâmetro “veto files” na configuração do Samba.

Para isso, adicione as linhas a seguir no arquivo /etc/samba/smb.conf

#Define quais extenções serão vetadas (não serão gravadas)
veto files = /*.exe/*.bat/*.cmd/*.nds/*.pif/*.com/*.scr/*.exe/*.dll/*.msp/*.msi/*.msu/*.ini/*.inf/*.jad/*.jar/*.reg/*.vbs/*.dat/*.cab/

Além disso, o “veto files” também pode ser útil caso queira proibir determinadas extensões em diretórios específicos ou em todos diretórios do servidor. Como no caso de empresas aonde é proibido por exemplo, colocar MP3 e vídeos no compartilhamento.

Fonte e direitos autorais: http://www.sysadmin.eti.br